quarta-feira, 17 de março de 2010

Rafinha 2.0

10 comentários:

  1. Selma disse...
    o video mostra que a geração do Rafinha nâo tem dificuldade alguma com o mundo da informática, ao contrário da geração anterior, com isso muitos professores se sente excluidos por não saber lidar com o micro, ferramenta cada vez mais utilizada em seu trabalho e na sua rotina. Esses relatos são reais o professor deve reconhecer que ele precisa de ajuda tendo como parceiro o seu aluno, ele vai se se sentir previlegiado por ele ter pedido ajuda. E se especializando em cursos,esse fato faz com que o docente fique conectado no mundo digital e faça proveito disso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o video mostra a nova geração do futuro,ou seja, os jovens tem a sua disposição as novas tecnologias, que facilitam sua vida ,pois sem sair de casa eles conseguem, compartilhar em tempo real as informações do mundo,e com a maior facilidade.Por isso os professores tem que ficar antenado com esses novos desafios, pois a cada dia surgem novas invenções tecnologicas.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo nos relata que a geração de Rafinha move o mundo digital com suas curiosidade ,ousadia rompendo limites .Para essa geração nem o céu é o limite eles querem sempre ir além em busca de novos desafios .

    ResponderExcluir
  5. O VÍDEO DE RAFINHA MOSTRA A REALIDADE DOS DIAS DE HOJE,ONDE OS JOVENS VIVEM CONECTADOS COM O MUNDO,ATRAVÉS DA TECNOLOGIA QUE JÁ FAZ PARTE DO NOSSO COTIDIANO,POIS TENDO UM COMPUTADOR EM CASA E SABENDO MANUSEA-LO NÃO PRECISAMOS NEM SAIR DE CASA PARA PAGAR NOSSAS CONTAS,MAS ACONTECE QUE NEM TODO MUNDO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR UM COMPUTADOR ,E COM ISSO CAUSANDO A EXCLUSÃO DIGITAL,NA ENTREVISTA ACIMA FALA SOBRE OS PROFESSORES QUE NUNCA USARAM UM COMNPUTADOR,COM A INCLUSÃO DIGITAL ESSES PROFESSORES NÃO TEM QUE TEMER,TEM QUE SE ATUALIZAR EM RELAÇÃO AO USO DA NOVA TECNOLOGIA.
    POIS A TECNOLOGIA NÃO VEIO PARA ELIMINAR A FIGURA DO PROFESSOR,ELE TEM QUE VER A TECNOLOGIA COMO UM RECURSO DE APRENDIZAGEM,MAIS QUE SÓ SERA USADO SE TIVER SEGURANÇA E OBJETIVO BEM DEFINIDO AO UTILIZA-LO,PROPORCIONANDO OA ALUNO AS CONDIÇÕES DE TRABALHAREM À PARTIR DE TEMAS E ATIVIDADES SUGERIDOS EM SALA DE AULA ,ONDE PODERÃO AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E ASSIM MELHORANDO O APRENDIZADO.

    ResponderExcluir
  6. Selma disse...
    O vídeo do Rafinha mostra que os jovens estão cada vez mais conectado, isso mostra que nós adultos também devemos estar conectado para não entrar na exclusão digital.

    ResponderExcluir
  7. Devemos estar conectados para não ficarmos fora do mundo digital,pois o video mostra que as tecnologias estão cada dia mais importantes nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Qual é o papel do professor,diante da "Geração de Rafinhas".Eles já estão nascendo com essa nova cultura,a cultura digital.
    Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo,conviver,é ter consciência e sensibilidade.Os educadores,numa visão emancipadora,não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica,mas também formam pessoas.
    É presico construir conhecimento a partir do que faz e,para isso,também precisamos ser curiosos,buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus alunos.
    O educador é um mediador do conhecimento,diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.
    A escola precisa ter projeto,precisa de dados,precisa fazer sua própria inovação,planejar-se a médio e a longo prazos,fazer sua própria reestruturação curricular,elaborar seus parâmetros curriculares,enfim,ser cidadã.As mudanças que vêm de dentro das escolas são mais duradouras.

    Conceição Miranda.P331

    ResponderExcluir
  9. O profissional da educação enfrenta o problema de que hoje em dia com tanta informação a disposição dos alunos como a internet, ele não pode só passar os seus conhecimentos e sim está atualizado e ser um articulador; pois o aluno não é mais um ser depósitavel ele também traz informações e quer interagir com o que ele trouxe para a escola.Queira ou não o profissional da educação tem que está atualizado. Porque o aluno não tem ainda um senso critico desenvolvido e o professor precisa está preparado para lidar com isso.
    Analia Santos

    ResponderExcluir
  10. O vídeo nos mostra a imagem da juventude atual,Rafinha é um típico jovem do século XXI que está antenado com as últimas invenções tecnológicas, e diante desse contexto temos o professor que hoje enfrenta um desafio muito maior do que enfrentaram educadores de qualquer época da história.O mundo hoje muda numa velocidade imensurável,de um instante ao outro temos milhares de novas informações,muitas vezes os alunos trazem essas informações pra dentro da sala de aula.É importante que o professor seja inserido nesse mundo de tecnologia e informação para não se tornar ultrapassado e para fazer uso dessas informações que os alunos possuem para trabalhá-las de forma que se transformem em conhecimento.O professor de hoje precisa ser o canal entre toda essa informação e a construção do conhecimento,para que possamos formar pessoas conscientes e ousadas,no bom sentido da palavra,capazes de refletir sobre sua condição e de transformar a sociedade como um todo.

    Turma:P331/Daniele Gabilan do Nascimento

    ResponderExcluir